Espelho de ponto: Para que serve e como funciona

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A missão dos gestores de RH, é trabalhar constantemente com diversos documentos importantes que contribuem para melhorar nas rotinas internas.

O espelho de pronto é um dos itens mais importantes na gestão do RH. Por isso, é imprescindível saber todos os detalhes da otimização de preenchimento e controle.

Para que serve o espelho de ponto?

O espelho de ponto é usado gerenciar as horas trabalhadas pelos funcionários, comprovando que eles estão realizando suas atividades de maneira correta. E mostrar as seguintes informações:

  • Nome do funcionário;
  • Horário que registrou a entrada e saída;
  • Contagem de horas extras.

Como resultado, as informações de jornada registrada, pode-se contabilizar as horas trabalhadas, como horas extras que pode ser paga no final do mês ou em banco de horas. E quando o funcionário não cumpri suas horas trabalhadas, as horas devem ser descontadas.

Como é realizada a coleta, gerenciamento e armazenamento de dados?

Portanto, a tecnologia é fundamental. Com ferramentas específicas, os supervisores configuram os parâmetros e os funcionários registram os dados na entrada e saída no sistema. Sobretudo, caso de descumprimento de jornada, o gestor também tem autonomia de notificar o funcionário e o funcionário poderia realizar a justificativa. Em caso de descumprimento sem justificativa, o gestor notificará  o funcionário de que será descontado em sua folha de pagamento.

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Além disso, o registro é feito de formar totalmente automática. Evitando erros de preenchimento inadequados por parte do recursos humanos.

De acordo com a LGPD (A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) diz que coleta e armazenamento de dados só podem ser realizadas com consentimento. Por isso é importante o RH se adaptar a essa cenário.

E nós da MasterRH, oferecemos o serviço de Automação de Ponto Online:

Automação dos registros de ponto é feita na medida da sua necessidade. Atendendo todos os requisitos da Portaria 1510/09 do Ministério do Trabalho, por isso, criamos uma ferramenta totalmente parametrizável e, de acordo com as regras de cada empresa permite gerenciar diferentes escalas e horários de trabalho.

Quando você delega à MasterRH o processamento do Ponto eletrônico, você conta com flexibilidades, como:

  • Informações de marcação de ponto em real time, ou seja, elas alimentam diretamente a Folha de Pagamento, bem como informam sobre a assiduidade Online dos funcionários.
  • Possibilitando dois modelos operacionais:

1 – Descentralizado, onde os gestores realizam o tratamento de ponto;
2 – Centralizada, onde o RH realiza o tratamento de ponto.

  • Emissão de relatórios gerenciais e operacionais, que auxiliam os gestores na tomada de decisão;
  • Alta tecnologia, software flexível, o que possibilita parametrizarmos diferentes regras de apuração de ponto, escalas e Banco de horas;
  • Manutenção de ponto através do portal de autoatendimento (descentralização).

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