O gestor têm diversas responsabilidades, que variam de acordo com a empresa que trabalha e o departamento que atua.
No entanto, nesse texto consideremos as funções básicas gestor que são: Planejar, organizar, controlar e avaliar seus colaboradores para trazer soluções, melhoria de processos, planejamento Estratégico.
Mas afinal, qual é o papel do gestor organizacional?
- Conhecer os aspectos da gestão de pessoas para preparar as equipes durante situações de pressão e conflito;
- Saber liderar com flexibilidade e se comunicar de forma objetiva e clara;
- Ter uma visão ampla dos negócios, para identificar quais são os pontos negativos e positivos;
- Ser colaborativo e estar disponível para auxiliar os colaboradores em seus eventuais problemas;
- Desenvolver tarefas de modo mais tranquilo e proveitoso possível, para contribuir com o ambiente de trabalho e a evolução dos profissionais envolvidos.
Com isso, pode-se concluir que com um bom desempenho no papel do gestor, será garantido que seja estabelecido laços de confiança.
As principais características de um bom gestor:
- Disciplina: São atividades que você vai desempenhar durante o dia, além de conciliar prazos de entrega. Por isso, é importante estar comprometido e ter disciplina no cumprimento das atividades do dia a dia organizacional.
- Visão estratégica: Como uma das principais funções do gestor, é importante ter uma visão estratégica, para facilitar na tomada de decisão.
- Boa comunicação: Certamente, saber se comunicar de forma clara e objetiva é a chave para o sucesso da gestão com a equipe.
- Trabalho em equipe: Não há gestor sem equipe. Com isso, é de extrema importância realizar trabalho em equipe.
- Atenção: Além de disciplina, é importante estar atento a todas as etapas do processo com a equipe.
- Saber dar e receber feedback: É importante estar próximo ao funcionário, saber ouvir e dar os feedbacks, ser educado, honesto e respeitoso.
- Motivar e inspirar os funcionários: Um bom líder, entende as necessidades da equipe e motivo seu time.
- Gerenciar crises: Seja qual for a crise ou problemas internos, como por exemplo a retenção de talentos, o gestor precisa ter maturidade e expertise para lidar com elas da melhor forma possível.
Todavia, cabe aos gestores liderar pessoas e conduzir os processos de atividades. Portanto, todas as funções listadas acima são importantes para garantir bons resultados para empresa. E a direção é considerada o papel principal de um gestor.
Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/masterrh.oficial/